21 de junho de 2005

Mecanismos de Defesa

Uma defesa é uma distorção cognitiva que procura evitar que o auto-conceito (imagem que temos de nós próprios) seja diminuído ou danificado por ameaças tais como insucesso, a culpa, a vergonha ou o medo, através da negação, desculpa ou racionalização das nossas acções.
Embora os mecanismos de defesa aliviem a tensão e a ansiedade, não conseguem lidar com as causas do problema. Se forem usados em demasia, podem ser disfuncionais, porque inibem o crescimento indivídual e as interacções com os outros.

1 comentário:

smile disse...

O ser humano é mesmo espectacular... Só de pensar que estes mecanismos de defesa podem levar a problemas como a depresão até fico arrepiado... Mas é verdade, a negação dos problemas e a constante desculpa e racionalização dos sentimentos é a espada mais letal com que podemos atingir o nosso coração e a nossa alma. Mesmo que este não sangre no momento, ele vai acabar por sangrar e depois as consequências são muito danosas... Por isso ataquem os problemas pela raiz! Eu sei que não é nada fácil, sei que o percurso é complicado, mas é a única maneira de alcançar alguma felicidade! Especialmente quando no final, o suposto problema afinal se vem revelar como não o sendo... :)